A orientação do mercado para a utilização de componentes de elevado desempenho nas mais diversas aplicações, tem vindo a assumir um crescimento acentuado, sendo cada vez mais incorporados em sistemas e subsistemas como nas áreas da aeronáutica, energia e automóvel.

Com o projeto waterSHAPE aModetipo II pretende uma união entre os pontos fortes de dois processos associados à injeção assistida por água, a partir da criação de um elemento inovador – o projétil 4D – possibilitando o desenvolvimento de um novo processo produtivo capaz de criar peças de elevado desempenho com configurações geométricas distintas e complexas, e com índices de produtividade elevadas. Assim, será possível fabricar peças de diferentes configurações geométricas, com secções vazadas, paredes de espessura uniforme e paredes internas de superfícies calibradas.

Com a implementação do projeto waterSHAPE e com a concretização dos resultados que se pretendem atingir, a MOLDETIPO II irá assumir a liderança no desenvolvimento de produtos com caraterísticas únicas, obtidos através da combinação de processos de moldação significativamente melhorados e inovadores. Cumulativamente a MOLDETIPO II apresentará ao mercado um método mais rentável e sustentado que, a partir de otimizações ao nível da engenharia, dos materiais e do produto, permite a obtenção de peças com parâmetros dimensionais precisos, regulares e calibrados com uma redução significativa dos tempos e ciclos de produção, bem como de gastos com a matéria-prima.

No seu conjunto, o projeto waterSHAPE dará uma maior liberdade no design, no projeto e na engenharia de uma grande diversidade de produtos, atravessando verticalmente todos os setores de atividade, podendo vir a ser aplicado nos mercados nacional e internacional.

É este o alinhamento do plano estratégico da MOLDETIPO II com a estratégia de desenvolvimento da Europa, da produção industrial inteligente, claramente definida nos vetores prioritários do programa Horizonte 2020, vertida ainda no Programa Estratégico Nacional e Regional do Centro.

O projeto waterSHAPE nasce de uma rigorosa identificação de potenciais clientes que procuram cada vez mais soluções tecnológicas capazes de produzir componentes de elevado, desempenho com massas reduzidas e com secções vazadas variáveis complexas, clientes estes inseridos no mercado do setor automóvel, da energia, dos eletrodomésticos, no setor da produção de pequenos equipamentos e da construção. Concretizada esta premissa da investigação, a MOLDETIPO II poderá posicionar-se no sector automóvel como empresa de referência, com capacidade de projeto e de produção de componentes de elevado desempenho. A aeronáutica, a área da eletrónica, os eletrodomésticos e a área da energia são outras áreas onde a empresa pretende apostar, embora sabendo que são mercados altamente regulados, mas fundamentais para inverter a dependência do setor automóvel.