O presente projeto visa contribuir para a resolução do problema de empeno que afeta a moldação de peças de pequena dimensão quer no fabrico de componentes ainda designados por macro quer por microfabricação. O foco da investigação industrial incide na modificação da condutibilidade térmica do material do inserto substituindo-o por um novo material compósito, onde o reforço possui características térmicas de exceção: o grafeno. A eficácia do sistema de escoamento de calor poderá ser incrementada por um novo design de sistema de arrefecimento por circulação de fluido gasoso baseado na teoria construtal, em que a forma e a estrutura adotada se suportam no fluxo de fluidos na natureza. Uma vez que os insertos são em número pouco significativo e as suas configurações geométricas externas e internas (sistema de arrefecimento) podem assumir elevado grau de complexidade, só recorrendo aos processos de fabricação aditiva, em particular à fusão seletiva por laser (SLM), é possível fabricá-los.

O projeto tem como principal objetivo a criação de insertos de moldes capazes de promoverem a qualidade em grandes séries de peças plásticas injetadas de paredes finas, tamanho reduzido e com uma geometria que pode atingir elevada complexidade e contribuir assim para uma maior projeção e atividade da FAMOLDE no mercado internacional. Pretende-se assim aumentar o desempenho térmico dos Insertos/postiços, como também expandir as soluções encontradas a outros sistemas incorporados no molde de injeção, de modo a não só aumentar significativamente a qualidade das peças extraídas, mas também a sua cadência de produção. Desta forma, o projeto permite à FAMOLDE trabalhar em novas áreas de negócio.

O projeto apresenta os seguintes objetivos estratégicos principais:

  • Ao nível da capacidade produtiva e flexibilidade de resposta: Diminuir o ciclo do produto, aumentando a qualidade, eficiência, eficácia e capacidade de produção, integrando as ações previstas na atividade já existente da FAMOLDE ao nível das micro tecnologias;
  • Ao nível do posicionamento estratégico de mercado: Posicionar a atividade da empresa em nichos de mercado de dimensão internacional e altamente tecnológicos (micro e nano componentes), diferenciando-se do mercado tradicional pretende-se aumentar a visibilidade internacional e alargar o número de sectores alvo;
  • Ao nível das competências de I&DT: Reforçar as competências de I&DT dotando a empresa de equipamentos que permitam estudar novos materiais para produção de moldes e assim aumentar o número de soluções disponíveis para o mercado.