Tooling 4G

 
 

O projeto

Ficha de Projeto

 
O projeto Mobilizador TOOLING4G –  Advanced Tools for Smart Manufacturing enquadra-se no CLUSTER ENGINEERING & TOOLING, que integra uma cadeia de valor alargada (do design ao produto final), para responder a clientes globais que cada vez mais pretendem soluções chave-na-mão.

As empresas pretendem com este projeto mobilizador, reforçar e ou alargar a sua cadeia de valor e posicionarem-se como elos críticos das cadeias de fornecimento de novos produtos complexos para os setores de mercado: automóvel, dispositivos médicos, aeronáutica, embalagem, electrónica, etc.
O cluster Engineering & Tooling está no caminho crítico do desenvolvimento de produtos complexos, e por isso é uma infraestrutura estratégica para Portugal, por permitir a industrialização de qualquer produto complexo e induzir o investimento estrangeiro, o crescimento e o emprego.

O projeto TOOLING 4G é o resultado de uma dinâmica coletiva e estratégica das empresas e entidades do sistema científico e tecnológico associadas no cluster Engineering & Tooling, que pretendem criar e transferir tecnologias inovadoras no âmbito dos desafios da INDÚSTRIA 4.0, da DIGITALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA, e em especial, da “Fabricação-Zero defeitos”, para suportar uma nova oferta em produtos diferenciados para o mercado internacional.
 

 ​Objetivos

 
Dinamizar a transição para uma indústria que incorpore as lógicas da Indústria 4.0 e conceber e desenvolver soluções de tooling flexíveis e inteligentes, capazes de tirar partido da digitalização e agregar diferentes tecnologias numa única ferramenta e estação de trabalho.
 

Estrutura/PPS

 

Parceria