NEXT.parts
Sintese de Projeto:
Os componentes multimaterial (compósitos), com elevadas propriedades mecânicas, características multifuncionais e alto desempenho, são alvo de procura crescente por diversos mercados. Os
componentes multimaterial permitem reduzir as dimensões dos sistemas, simplificar as operações de montagem e aumentar a fiabilidade das funções inerentes.
O sistema NEXT.parts posicionar-se-á como uma alternativa importante ao nível das soluções de fabrico de protótipos em metal-polimero ao permitir construir peças híbridas em bi-material recorrendo a um processo aditivo que adiciona material polimérico a uma outra geometria metálica previamente realizada.
Para tal, o equipamento NEXT.parts irá recorrer a uma evolução do processo SL (estereolitografia) que aplica o laser em múltiplas direções permitindo que este ultrapasse as zonas-sombra. O software de apoio irá, mediante o modelo 3D da peça final, aconselhar o operador acerca das melhores estratégias e produzir o programa de construção. Em complemento, uma plataforma web ligará todos os passos do processo ao cliente final.
O equipamento NEXT.parts e processo associado abrirão caminho a novos tipos de peças produzidas por processos aditivos. São exemplo disso as peças-protótipo hibrídas bi-material, as peças multifuncionais com elementos sensoriais/electrónicos, as peças que incorporam fármacos de libertação para tratamentos reconstrutivos na saúde, entre outras possibilidades.
FEDER:
682,842.27 €
Co-Promotores:
348,236.61 €
O consórcio NEXT.parts irá apostar em duas vertentes específicas: a prototipagem rápida de peças de engenharia, e a construção de ortóteses personalizadas com opção de libertação de fármacos para o mercado da saúde.
Além de facilitador de novos negócios para as empresas envolvidas, o sistema NEXT.parts irá ser licenciado a fabricantes de equipamento internacional para que possa ser comercializado e suportado de forma global.
Objetivos:
Objetivos técnicos específicos do projeto:
1. Desenvolver e operacionalizar um novo processo tecnológico, por integração e melhoramento de tecnologias de fabrico por camadas, para fabrico de componentes metálico-poliméricos;
2. Construir um sistema-protótipo integrado e autónomo que consubstancie o processo desenvolvido;
3. Concretizar a patenteação do processo e/ou equipamento em causa;
4. Desenvolver um modelo de negócio de exploração comercial da tecnologia através da criação de um algoritmo técnico-financeiro que sistematize todas as variáveis de custo/beneficio/risco
associadas à implementação comercial do processo NEXT.parts;
5. Criar uma plataforma de negócio on-line que permita a adjudicação e acompanhamento rápidos e simplificados da produção de artigos através de modelos 3D enviados pelo cliente.