MORPHING.TECH

Programa de Apoio PT2020 – SI I&DT – I&D em Co-Promoção
 
Sigla MORPHING.TECH
 
Título Direct digital Manufacturing of automatic programmable and continuously adaptable patterned surfaces with a discrete and padronized composition
 
Área tecnológica Engenharia Mecânica
 
Síntese A empresa OPTIMA conta com mais de 16 anos de atividade, dedica-se à conceção, desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos CNC, para corte, fresagem, maquinação e gravação.
A OPTIMA no âmbito da atividade de vigilância tecnológica que efetua, aos mercados em que atua, identificou a crescente necessidade/procura de processos de fabrico que permitam produzir painéis termoplásticos multimaterial com espessura variável.
O consórcio liderado pela empresa OPTIMA, composto pelas empresas Periplast especialista em extrusão de plásticos, Luz Costa & Rodrigues fabricante de componentes extrudidos e fornecedor de matérias-primas, GenialImpulso como ?end-user? fabricante de componentes de grandes dimensões para setor automóvel, pelo ISR-Universidade de Coimbra, Universidade do Minho e CDRsp-IPLeiria como entidades de I&D, através do projeto MORPHING.TECH pretende desenvolver um novo artigo/processo de fabrico de painéis poliméricos multimaterial com espessura variável, através de processos de extrusão com fieira configurável e termoformação em superfícies adaptativas.
O projeto MORPHING.TECH tem como objetivo produzir painéis poliméricos multicamada de espessura variável, com diferentes polímeros (materiais de engenharia, reciclados e reforçados com fibras naturais), para aplicações na área médica, mobiliário, eletrodomésticos, desporto, peças técnicas, automóvel e aeronáutica. Com o projeto MORPHING.TECH a empresa promotora líder, OPTIMA, posiciona-se, como empresa fornecedora de produtos inovadores na área de tecnologia de processamento de polímeros.
 
Apoio Público  € 824.440,38
 
Data de Início

2018-07-27