Exposição

Projecto:

Aprender brincando, experimentando, interagindo e imaginando, são elementos fundamentais deste projeto de ensino e divulgação, designado por “O CORPO – Biónico, Movimento e Imagem Médica”. Este projeto corresponde ao desenvolvimento de uma exposição sobre o corpo humano e compreende três grandes temas:

biónico

Corpo Biónico – desenvolvimento de componentes mecânicos externos ou internos para suporte, manutenção ou reparação de funções de órgãos ou tecidos.

 

movimento

Corpo em Movimento – o corpo como elemento anatómico, biológico e dinâmico (corpo vivo), o corpo que interage com o meio, o corpo como elemento para o desporto, dança e representação.

  

Imagem

Imagem Médica – a representação do corpo ao longo do tempo como elemento artístico, imagiologia médica e técnicas de captação de imagens médicas.

 

DESTINATÁRIOS:

O projeto traduzir-se-á numa exposição que estará patente, inicialmente, no Museu MIMO em Leiria, fixando-se posteriormente nas futuras instalações do CDRSP, e terá como destinatários alunos do ensino básico e secundário. Contudo, dada a natureza informativa e estética a exposição é igualmente relevante para Professores, Encarregados de Educação e todos os que se interessam por Ciência em geral.

Este projeto permite que os estudantes do ensino básico e secundário tenham a possibilidade de viver a ciência, e despertar o seu interesse para as ciências, a biologia e medicina. Permitirá que os professores tenham a oportunidade de aprofundar diferentes conceitos e aos estudantes, assistirem workshops e seminários de modo a viverem diferentes experiências no âmbito do tema apresentado.

Em suma, o projeto O CORPO – Biónico, Movimento e Imagem Médica constitui uma oportunidade para:

▪ Os estudantes se sentirem cativados e interessados em aprofundar conhecimentos em diferentes áreas científicas, bem como algumas das disciplinas inerentes, como a Física, a Química, a Matemática, Biologia e Engenharia;

▪ Permitir que se compreenda verdadeiramente o corpo humano nas suas diferentes dimensões, a medicina e as áreas que permitem à medicina responder cada vez melhor e eficazmente aos problemas que se põem;

▪ Desenvolver um caracter interativo para promover a aprendizagem e as diferentes capacidades de cada um;

▪ Conseguir desenvolver um conceito estruturado na exposição (e workshops) de modo a esclarecer que a tecnologia, as ciências e a medicina trabalham conjuntamente, e são indissociáveis.