Past events

O Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (http://www.cdrsp.ipleiria.pt/), Unidade Orgânica do Instituto Politécnico de Leiria, irá organizar o evento “DESIGN THINKING Symposium”.

Este evento decorreu no dia 31 de Maio de 2013 no Palácio dos Ataídes (Casa do Terreiro), em Leiria e nas Instalações do CDRsp – Zona Industrial da Marinha Grande.

Com este simpósio, o CDRSP, pretende estimular e promover a criatividade aliada à inovação, à tecnologia e aos princípios de sustentabilidade. Tendo como aspectos centrais a criatividade e a multidisciplinariedade, este evento pretende ainda, promover a difusão de conhecimentos e o debate sobre as questões que envolvem o design, a engenharia e as novas tecnologias e materiais.

Design Thinking Symposium_01

Photos of the event: 

Speakers:

ana mestre

Ana Mestre

Natural de Lisboa, Portugal, Ana Mestre é licenciada em Design Industrial pelo IADE e Mestre pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou em 2001 o seu percurso profissional como investigadora de Ecodesign no INETI.

Em 2004, foi convidada para regente e professora de Design para a Sustentabilidade no IADE. No mesmo ano fundou a SUSDESIGN, ateliê de design e investigação no área do Design para a Sustentabilidade.

De 2006 a 2009 foi a criadora e diretora do projeto “Design Cork for Future, Innovation and Sustainability”, a primeira iniciativa internacional de pesquisa aplicada ao design para a promoção e inovação do sector da cortiça. Este é também o tema da sua dissertação de Doutoramento na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, onde é investigadora convidada em design.

Em 2009 co-fundou a CORQUE DESIGN, conciliando atualmente a gestão e a direção criativa da marca. Com a CORQUE DESIGN tem participado em diversas iniciativas e exposições por todo o mundo (Lisboa, Londres, Berlin, Milão, Helsínquia, Nova Iorque, Los Angeles, Shangai, Liége e Tóquio), tendo o seu trabalho merecido destaque em alguns dos mais relevantes meios de comunicação internacionais.

Em 2010, foi consultora na área da Sustentabilidade para a New York City.  Atualmente, e no âmbito do seu atelier SUSDESIGN, encontra-se a dirigir a nova iniciativa internacional SUSVISION – Visões Lusófonas do Design para a Sustentabilidade, a partir de Lisboa para o mundo lusófono, uma iniciativa que pretende ligar os Países de Língua oficial Portuguesa em torno da temática do Design e Sustentabilidade. Em simultâneo, desenvolve o projeto de internacionalização da CORQUE DESIGN, sendo o Brasil, o mais recente destino de trabalho da marca.

 

 

carlos aguiar

Carlos Aguiar 

Designer, Natural do Porto, 1953. Estudou Engenharia Mecânica no Porto e Arquitectura na Escola Politécnica Federal de Lausanna e na FBAUP. Mestre em design de Equipamento e Produtos pela Faculdade de Arquitectura da UP.

Leccionou desde 1976 em várias escolas tendo definido diversos planos de estudo na sua área científica no ensino superior e no ensino secundário artístico. Foi um dos dinamizadores do ensino de Design na UA e é actualmente Professor Afiliado da Universidade do Porto onde continua a colaborar na dinamização da actividade docente, de investigação e transferência de conhecimento do Design Studio FEUP. Criou a noção de “Design de Engenho”  para definir a prática num território projectual que se encontra situado na área de confluência de quatro valores base: Primado do Utente, Projecto Cooperativo, Tecnologia Apropriada e Escala Local. Desde 1986 que desenvolve regularmente trabalho de Design Estratégico, Design Industrial e Desenvolvimento de Produto para empresas nacionais e estrangeiras. Foi galardoando com a maioria dos prémios nacionais e internacionais de design de produto e projectos seus estão patentes em exposições e museus na Europa, EUA, Japão e Austrália. Defende um participação cívica de proximidade e pequena escala, visando a criação de condições para um decrescimento que permita a manutenção de uma civilização sustentável.

 

Paulo_Parra_Ft

Paulo Parra é Doutorado em Design pela Faculdade de Belas Artes da
Universidade de Lisboa, onde exerce actividade académica e Coordena a Área de
Design de Equipamento. Foi ainda Director do Curso de Design da Universidade
de Évora, assim como Coordenador de Design Industrial do IADE e da ESAD. Com
um percurso multifacetado na área do Design como Professor, Investigador,
Conferencista, Escritor, Coleccionador, Curador e Projectista, desenvolveu
projectos nas áreas de Estrategy e Trend Design, Communication, Interface e
Product Design, Transportation e Architectural Design.
O seu trabalho tem sido distinguido na área da Inovação em Design com prémios
como o “Best Of IF”, atribuído pela Feira de Hannover na Alemanha, na Bienal
“Design for Europe”, Bélgica e na Bienal de Osaka, Japão. Foi ainda premiado em
Design e Inovação por empresas como a Vista Alegre, Sonae, Arflex, LG
Electronics e Sony. Designer Convidado da N.C.S./Neumeister Design e fundador
da Paulo Parra Design, foi consultor em Design e Sustentabilidade em
instituições como o INETI, INEGI e SusDesign.
Coordenou ainda as equipas de Design de Produto que desenvolveram Design
Estratégico e Produto Industrial para as empresas Vista Alegre, Silampos, MVP,
Zenite, Icel, Leitão & Irmão e concebeu um Suporte de Barricas para a Adega
Mayor, obra projectada pelo arquitecto Siza Vieira. Publicou obras e artigos
sobre Projecto e História do Design e constituiu ainda a Colecção Paulo Parra,
acervo de importância histórica com um núcleo com mais de 2500 peças de
Design Industrial, assim como um núcleo de 500 peças de Design Nacional.
Integrou exposições em vários países da Europa, Ásia e América e esteve ainda
representado em 2008 na Expo de Saragoça, através de convite do Pavilhão de
Portugal.

 

abby paterson

Abby Paterson é Docente de Desenho Assistido por Computador na Universidade de Manchester. Os seus principais interesses incluem a exploração de tecnologias de fabricação aditiva para produtos que satisfaçam as necessidades funcionais e emocionais do consumidor, particularmente no que diz respeito a dispositivos de assistência. Antes da docência, Abby terminou o seu doutoramento na Universidade de Loughborough, onde explorou soluções pelas quais a fabricação aditiva poderia contornar as restrições anteriormente associadas à concepção e fabricação de talas de pulso personalizadas. Além disso, na sua pesquisa desenvolveu estratégias CAD especializadas, voltados especificamente para os profissionais de saúde e para que o design e a fabricação aditiva de talas, sejam bem-sucedidos. A sua pesquisa actual continua dentro deste campo de estudo, bem como a exploração da fabricação aditiva para o sector da moda.

 

vasco branco

Vasco Branco

É doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (Design de Interação) pela FEUP.

É professor associado 
do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro onde foi um dos primeiros responsáveis pelo desenvolvimento da área de Design (licenciatura, mestrados e doutoramentos) tendo, em 2010/2011, coordenado a 1ª edição do Programa Doutoral em Design (UA/UP).

É director do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) uma Unidade de Investigação acolhida pela Universidade de Aveiro e pela Universidade do Porto.

 

Representa a Universidade de Aveiro como vice-presidente da ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas). É membro do Comité Executivo da European Academy of Design e do conselho editorial de algumas revistas internacionais na área do Design (The Design Jounal, The ‘Radical’ Designist: Journal of Design Culture I+DISEÑO).

 

eduardocortereal

Eduardo Côrte-Real (b. 1961 in Mafra, Portugal), licenciado em Arquitectura em 1984. Concluiu o seu doutoramento em Comunicação Visual em Arquitectura em 1999 depois de períodos de estágio em Inglaterra e Itália. Em 2001 publicou o livro O Triunfo da Vir­tude, As Origens do Desenho Arquitectónico onde desenvolve a ideia que o conceito de Virtude migrou do domínio Ético para o estético através do Desenho.

Trabalha desde 1999 no IADE, Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing onde é Prof. Associado, presidente do conselho científico, investigador da UNIDCOM, coordenador do mestrado em Design e Cultura Visual e coordena o programa de doutoramento em Design. Foi membro eleito do Council da Design Research Society em 2005/2006 e desde 2003 a 2010 foi international correspondant member por Portugal.

Em 2009 Recebeu o prémio João Branco de investigação em Design da Universidade de Aveiro com um projecto financiado pela FCT sobre Design e Cultura Visual na segunda metade do séc. XX em Portugal. É editor em chefe do Jounal On-Line “The (radical) Designist”, ThRaD, www.iade.pt/designist. Publicou numerosos artigos em revistas nacionais e internacionais e foi orador convidado e seleccionado em várias conferências internacionais e nacionais. Publicou recentemente os livros “The Smooth Guide to Travel Drawing” e “The Triumph of Design”. Mantém o blog “The Smooth blog to Travel Drawing” em www.eduardocortereal.wordpress.com

 

 

Alma Design Paço de Arcos para a revista Exame informatica Pedro Melim

José Rui Marcelino nasceu no Porto em 1970. É Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), Mestre em Design de Meios de Transporte pela Scuola Politecnica di Design de Milão e Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL), na área de Gestão de Processos de Design.

Depois de uma passagem pelo Centro Stile ALFA ROMEO, fundou em 1997 a empresa Almadesign para se dedicar ao Design de Transportes, Produtos e Interiores. Para além da gestão da empresa e projectos, é consultor de design de diversas empresas e instituições. Participa regularmente como orador em diferentes eventos e seminários e colabora com diversas Universidades e Centros Tecnológicos.

A nível académico, lecciona as cadeiras de Projecto de Design na FAUTL. Leccionou no IST e na EUAC, onde foi responsável pela coordenação da licenciatura. Em 2005 e 2006 participou na Comissão Externa de Avaliação do Ensino Superior, onde ganhou um conhecimento alargado sobre as instituições de ensino em Portugal.

Colabora activamente na dinamização de redes de cooperação, tendo sido co-fundador de grupos de trabalho como a PEMAS, Associação Portuguesa para a Indústria Aeronáutica, de que foi membro do Conselho de Administração e Presidente entre 2009 e 2011. Recentemente, tem-se empenhado na dinamização de projectos colaborativos de I&D na área dos transportes – Aeronáutico, Rodoviário e Ferroviário (são exemplos os projectos LIFE, IBUS, ISEAT e INTRAIN) – juntando empresas industriais e instituições do STCN para desenvolver soluções de produtos integradas e inovadoras, para a criação e dinamização de competências e para uma maior afirmação das capacidades das empresas nacionais.

 

 

rui soares

Rui Soares é formado em Engenharia Mecânica pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão – ESTG do Instituto Politécnico de Leiria, sendo actualmente responsável e investigador sénior na área de Vigilância Tecnológica do CENTIMFE (Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos), exercendo funções nesta instituição desde 1996.

A sua experiência profissional anterior inclui funções em empresas da Indústria de Moldes e Plásticos (1989-1996), na academia, tendo sido docente no ISLA (1997-1998), e como consultor externo. Foi coordenador da área de Engenharia de Produto no CENTIMFE (2000- 2008) e desde o início de 2009 acumulou funções na Incubadora de Empresas – OPEN.

Pela sua experiência, tem coordenado e participado em vários projectos de I+D Nacionais e Europeus. A sua participação em projectos europeus inclui os projectos: EuroTooling21 (FP6); Hipermoulding (FP6); Smartsketches (IST), Round the Clock (Eureka), e-learning Hybridmould (Leonardo), entre muitos outros.

É autor e co-autor de numerosas publicações, nomeadamente nas áreas de Desenvolvimento de Produto, Engenharia, Prototipagem Rápida e Tooling e tem realizado apresentações em diversas conferências nacionais e internacionais.

Tem sido o coordenador de vários workshops e conferências orientadas para o sector, tais como as várias edições da Conferência Internacional RPD – “Rapid Product Development” e D2P – “From Design to Product” sendo também membro do Conselho Científico de outras Conferências Internacionais.

 

 

stefan rosendahl

Stefan Rosendahl

1985  Doutoramento em Ciências da Natureza na Universidade de Stuttgart (Alemanha)

 

1985-1991  Professor na Universidade da Beira Interior, Coordenador do Departamento de Engenharia Civil

 

1991-1996  Professor na Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design das Caldas da Rainha (Instituto Politécnico de Leiria); área: tecnologia dos materiais

 

1996-2011  Professor na Escola Superior de Tecnologia de Tomar (Instituto Politécnico de Tomar); áreas: resíduos sólidos, contaminação e descontaminação de solos

 

1996-hoje  Professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa); áreas: tecnologias do design, ecodesign, biónica

 

 

joao ornelas

João Ornelas

Desde 2000 – Director Executivo e Criativo da GRANDESIGN

Embaixador do Art Center College of Design em Portugal

 

Em 1997-1999 – Consultor, Piaggio V.E.S.p.A. – Pontedera, Itália

Designer industrial sénior, Novodesign – Lisboa, Portugal

 

Em 1995-1996 – Designer, Design Avancé, Renault – Paris, França

 

Em 1991-1993 – Designer industrial freelance

Professor de Desenho e Design

 

Educação – BS. Transportation Design, Art Center College of Design (Europe) – Suíça, 1995

BFA. Desenho, ESAP – Escola Superior Artística do Porto – Portugal, 1990

 

Prémios – iF Product Design Award, Alemanha, 2013

Red Dot Design Award, Product Design, Alemanha, 2013

Red Dot Design Award, Communication Design, Alemanha, 2008

DME Award, Design Management Europe, GB, 2008

Gold Award, Merchandising Design, Clube dos Criativos, Portugal, 1998

1º Prémio, UBS Interior Bank Design Competition, Suíça, 1994

1º Prémio, AC(E) Transportation Design Scholarship Competition, Suíça, 1993

1º Prémio, CDAE – Concours de Design Automobile Européen, Bélgica, 1993

1º Prémio, Concurso de Design Óptico, Portugal, 1990