Para produção de peças poliméricas com geometrias complexas e ocas é utilizada a tecnologia de injeção assistida por água. Esta tecnologia tem como objetivo apoiar a injeção de materiais plásticos na produção de peças com secções vazadas/ocas, submetendo, logo após a injeção, o injetado a um jato de alta pressão de fluido (gás ou água), e assim remover o material do núcleo da peça.

A tecnologia de injeção assistida por água é a mais sustentável e pode ser implementada através de duas formas, injeção direta de água ou injeção de água assistida com projétil. Cada uma destas variantes tem vantagens, mas também limitações. No processo da injeção direta, é possível criar peças com secções ocas e de perfis variáveis, mas origina paredes irregulares. Em contrapartida, a injeção com projétil só permite criação de peças com secções ocas de perfil constante, mas induz paredes calibradas e uniformes.

O projeto waterSHAPE pretende combinar as vantagens dos dois processos, visando atingir uma qualidade superior na produção de peças ocas complexas com secções vazadas variáveis e paredes calibradas. A abordagem primordial consiste na criação de um projétil com um diâmetro dinâmico designado por 4D, que quando submetido às condições de injeção, varia a sua geometria durante o percurso, função da diferença de temperatura entre o molde e o injetado. A variação da geometria do projétil ocorre por ação de atuadores mecânicos de diversos materiais, mas essencialmente de materiais inteligentes (smart materials), dispostos no interior do projétil com um design previamente estudado, que maximize a deformação elástica e a reversibilidade da forma, com o arrefecimento