InMouldLabel

Designação do projeto

PROJETOS DE I&DT EMPRESAS EM COPROMOÇÃO: InMOULDLabel_
Incorporation of enhanced optical security devices in to injection moulded parts to validate
Authenticity

 

 

Código do projeto

CENTRO – 01 – 0247 – FEDER – 003400

 

Objetivo principal

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

 

Região de Intervenção

Centro

 

Entidade beneficiária

PLASTIMAGO-TRANSFORMADORA DE PLASTICOS LDA

 

Data de aprovação

16/10/2015

 

Data de início

01/01/2016

 

Data de conclusão

31/12/2018 prorrogado 30/06/2019

 

Custo total elegível

€ 739749.86

 

Apoio FEDER

€ 517498.21


 
 
Descrição:


Devido à crescente contrafação de produtos nos mais variados sectores de atividade surge a necessidade de incorporar nesses produtos sistemas de identificação que permitam determinar a sua autenticidade. Atualmente existem vários sistemas anti -contrafação, no entanto não são totalmente eficazes.

 

Neste projeto pretendemos incorporar, nos produtos obtidos pelo processo de injeção de termoplásticos, dispositivos que permitam detetar a sua autenticidade de forma eficiente. Estes dispositivos deverão ser colocados nos mesmos durante o processo produtivo. Para tal estamos a desenvolver um dispositivo de controlo de autenticidade distinto dos já existentes para os produtos em causa, baseado na aplicação conjunta de várias tecnologias e materiais.

 

Desta forma pretende-se a proteção tanto do consumidor como do fabricante. No caso em particular pretende-se a proteção da boa imagem e qualidade que ao longo dos anos o sector dos moldes e plásticos Portugueses tem vindo vincar.

 

O inMOULDLabel é um projeto com caraterísticas de investigação e desenvolvimento ao nível das tecnologias de processo, concentrando todos os seus esforços na obtenção de uma tecnologia inovadora com objetivos específicos e determinados ao nível da definição de códigos autênticos para proteção de produtos.

 

O objetivo do projeto passa única e exclusivamente por testar uma tecnologia que posteriormente se espera vir a utilizar em múltiplos setores de atividade.

 

Está prevista a realização de testes e ensaios para validação de todo o processo inMOULDLabel, com recurso à unidade piloto e aos casos de estudo produzidos, sendo esta uma atividade exclusivamente de teor experimental.

 

Espera-se que os resultados oriundos deste projeto possam vir a ser aplicados no mercado em diversos setores de atividade, verificando-se se assim for o caso, que a tecnologia seja exequível.

 

Com o desenvolvimento do inMOULDLabel a PLASTIMAGO, enquanto líder do projeto, espera obter um impacto elevado, associado à estratégia de diversificação de produtos ou serviços com novos clientes internacionais, esperando alcançar alguns objetivos concretos, pretendendo desta forma:

 

  • Desenvolver produtos com valor acrescentado, implementando na empresa processos avançados de fabricação, facilitadores da implementação do dispositivo de autenticação inovador;

 

  • Reforçar a posição das empresas neste setor, mas como sendo uma empresa com soluções avançadas de projeto fabrico de componentes de engenharia e da área da saúde;

 

  • Capitalizar o ‘know-how’ da produção de peças de engenharia pela Plastimago, para nova oportunidade na produção de componentes de elevado desempenho contendo dispositivos identificadores de autenticidade e anti contrafação, com aplicação nas áreas de engenharia;

 

  • Cooperar de forma sistemática e de acordo com um plano de ação bem definido com outras empresas;

 

  • Potenciar a aplicação dos produtos em mercados tradicionais como a engenharia e a saúde;

 

  • Oferecer soluções integradas chave na mão, contemplando engenharia, projeto e produção de componentes autenticadores inovadores de elevado desempenho.

 

O diagnóstico de análise estratégica, previamente realizado, identificou esta tecnologia com um potencial de vendas interessante e sustentado num curto/médio prazo. Neste sentido, tendo como base este DAE, verificamos que um dos resultados deste projeto se poderá observar no volume de vendas da líder do projeto, representando cerca de 10% do volume de vendas da empresa no quadriénio 2016-2019, com uma representatividade crescente ao longo deste período.

 

O desenvolvimento do inMOULDLabel não prevê a utilização da tecnologia em contexto de industrialização, o projeto aqui proposto inicia com a intenção de testar uma tecnologia inovadora e termina com os resultados obtidos com base nos testes e ensaios realizados, existindo atividades ao nível da divulgação de resultados no sentido de capitalizar a investigação desenvolvida.

 

No entanto, importa referir que é pretensão da PLASTIMAGO, a partir das unidades piloto protótipo, desenvolver uma versão comercial para disponibilizar a outras empresas do setor da engenharia, das áreas médica e automóvel, com vista a aumentar o seu leque de possibilidades de produção e produtos finais, a nível nacional e internacional.

 

 

 

Publicação Revista “O Molde” edição N.º 122 Julho de 2019


Visite o Website do Projeto