International Conference on Advanced Research in Virtual and Rapid Prototyping

Oradores Convidados 2012

1º Seminário | 24 de Fevereiro | Nanomateriais e o seu potencial de aplicação em biomedicina

Doutora Ana Lúcia Lagoa | Innovnano – Materiais Avançados, S.A.

Doutora Ana Lagoa, frequentou o Instituto Superior Técnico onde se licenciou em Engenharia Química. Com elevado interesse em investigação, realizou o Doutoramento em Química (na Universidade Técnica de Lisboa), onde estudou a relação entre estrutura energética e reactividade de compostos químicos. A sua carreira continuou na Alemanha, onde se dedicou ao desenvolvimento e estudo de implantes ósseos e matrizes para o crescimento de tecidos, ambos biodegradáveis, e nanomateriais com aplicação médica. Juntamente, com a sua carreira de Investigadora, dedicou-se ao ensino Secundário e Superior.

Em 2008, ingressou nos quadros da Innovnano – Materiais Avançados, S. A., sendo desde então a responsável pelo departamento de Investigação e Desenvolvimento de Nanomateriais.

2º Seminário | 7 de Março | Inovação e Empreendedorismo Regional em Portugal

Doutor Vítor Ferreira | Departamento de Gestão e Economia, ESTG –  Instituto Politécnico de Leiria | Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto – IPL

Vítor Hugo dos Santos Ferreira, natural de Coimbra finalizou a sua licenciatura em Economia, em 2001, pela Faculdade de Economia em Coimbra. Trabalhou como gestor no setor bancário, sendo docente do IPLeira desde 2002 e coordenador do Mestrado em Controlo de Gestão do IPLeiria desde 2011. Realizou a sua tese de Mestrado na área de Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia e Inovação no ISEG, apresentando a respetiva dissertação na área da inovação no setor dos moldes, intitulada “Estratégia, Competências e Inovação na Indústria de Moldes – Portugal versus República Popular da China: (2005)”. Em 2010 apresenta a sua de Doutoramento no ISEG na área de Economia, com o título “Por montanhas e vales: dinâmicas de inovação e catching up regional”.  Tendo estudado os temas da inovação regional em Portugal, do empreendedorismo e inovação no Sul da Europa, da inovação regional Europeia e das dinâmicas de inovação e de propriedade intelectual na China e na Índia. Frequentou escolas de Doutoramento de prestigío internacional, tal como o DIMETIC e o Globelics (na Finlândia, Holanda, França e Hungria), durante os anos de 2007 e 2008. É consultor na área de Estratégia e Empreendedorismo, tendo acompanhado a elaboração de diversos de projetos de criação de empresas. Foi Formador e Consultor nos programas de Formação Avançada para diretores de empresas no NERLEI, ACISO e AIRO em 2010/2011. É autor de diversos artigos publicados em revistas internacionais e de diversas publicações nacionais, sendo ainda chair internacional da GBATA e revisor de várias revistas científicas. Foi corresponsável pelo estudo dedicado à Caracterização da Indústria de Moldes na China, organizado pela CEFAMOL e pelo estudo relativo ao Levantamento das Necessidades de Formação na Região de Leiria.É membro do CDRsp desde 2008.

3º Seminário | 28 Março | Fundição de Ligas Reactivas de titânio e de níquel

Engenheiro Rui Neto | INEGI – Unidade de Fundição e Novas Tecnologias

Engenheiro Rui Neto, licenciado em Engenharia Mecânica e Mestre em Materiais e Processos de Fabrico, ambos os graus concedidos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Autor de vários artigos nacionais, internacionais, artigos em actas de conferência, livros, e projectos financiados, todos na área da mecânica. Desde de 1985, foi docente em diversas áreas como, fundição, metalúrgica mecânica, materiais, prototipagem e tecnologias, entre outros. Actualmente é director da unidade de Fundição e Novas Tecnologias, no Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e professor auxiliar convidado a 50% no Departamento de Mecânica, na FEUP.

4º Seminário | 11 de Abril | Gestão da Qualidade

Jorge Santos

Doutor Jorge Santos | Vipex – Architecting plastics for production | Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto – IPL

Doutor Jorge Manuel Cordeiro Santos, licenciado em “Gestão de Empresas” pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), em 1985. No ano 2011, obteve o grau de Doutor em “Marketing e Comércio Internacional”, na Universidade da Extremadura, Badajoz. Desde 1984, trabalhou em diversas empresas das mais variadas áreas, como moldes, injecção de plásticos, e também desempenhou actividade como docente. Actualmente é Director-Geral e Membro do Concelho de Administração da empresa Vipex, membro de direcção em diversas associações (NERLEI, APIP), incubadoras (IDD, IPN) e é presidente do concelho fiscal da OPEN.

5º Seminário | 18 de Abril | Surface modifications for biomedical applications

Professora Helena Gil | Departamento de Engenharia Química, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Professora Catedrática Helena Gil, no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Dos seus interesses científicos destacam-se: materiais poliméricos, biossensores, polímeros industriais, membranas, compósitos. O seu trabalho de investigação conduziu à publicação de cerca de 150 artigos em revistas científicas e cerca de 200 artigos em conferências.

6º Seminário | 30 de Maio | BioFab ToolBox

 

 

 

 

 

Doutor Nelson Martins Ferreira | Departamento de Matemática, ESTG –  Instituto Politécnico de Leiria | Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto – IPL

 

O investigador Nelson Martins Ferreira é membro do CDRsp desde 2007, possui uma Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação (1998) e um Mestrado em Matemática – Geometria e Combinatória (2002), ambos da Universidade de Aveiro. Realizou os seus estudos de doutoramento, entre 2004 e 2008, na Universidade de Cape Town, África do Sul, tendo o grau de Doutor em Matemática sido homologado pela Universidade de Coimbra em 2009. Desde Outubro de 2008 que realiza os seus estudos de Pos-Doc no CMUC da Universidade de Coimbra, ao abrigo da bolsa SFRH/BPD/43216/2008, concedida pela FCT.

7º Seminário | 15 de Junho | Dinâmica de veículos rodoviários e ferroviários: Estabilidade, Manobrabilidade e Segurança Passiva

 

 

 

Professor Jorge  Ambrósio | Instituto Superior Técnico – IST

 

Professor Jorge Ambrósio, Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Arizona em 1991. Actualmente, desempenha função como Professor Catedrático no IST – Instituto Superior Técnico, Lisboa. Liderou e participou em diversos projectos Europeus e Nacionais, nas diferentes áreas de, dinâmica automóvel e ferroviária, resistência ao choque em veículos automóveis e ferroviários e biomecânica. Esteve também envolvido no desenvolvimento de diversos códigos computacionais para dinâmica de multi-corpos e análise de elementos finitos. O Professor Jorge Ambrósio é autor de mais de 100 artigos em Jornais internacionais e de vários livros, nas mais diversas áreas como, dinâmica de multi-corpos, dinâmica de veículos, segurança passiva e biomecânica. Presidiu ainda, várias conferências relacionadas com segurança passiva e dinâmica de veículos, destacando-se as seguintes:
– NATO ASI on crashworthiness (Setúbal, 1996);
– EUROMECH Colloquium on Multibody Dynamics (Lisboa, 2003);
– EUROMECH Solid Mechanics Conference (Lisboa, 2009);
– Simpósio da dinâmica de veículos no ECCOMAS on Multibody Dynamics (Milan, 2007, Warsaw 2009 and Bruxelles, 2011);
– IACTM sessions on Multibody Dynamics and Vehicle Dynamics (Adelaide, 2008).
O Professor Jorge Ambrósio é editor chefe da revista científica internacional “Multibody Systems Dynamics”, desde 1997 e é membro do concelho editorial de “Vehicle System Dynamics e de International Journal of Crashworthiness”, entre outros.

8º Seminário | 20 de Junho | Matéria da Física Condensada: numa folha de grafeno

 

 

 

 

 

Mestre Mário Santos | Aluno de Doutoramento em Física da Matéria Condensada | Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – FCTUC

 

Mestre Mário Santos, concluiu a Licenciatura em Física, com especialização em Física Teórica (2005) e é Mestre em Física Nuclear e de Partículas (2009), ambos os graus concedidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Actualmente, é aluno de Doutoramento em Física da Matéria Condensada, também na FCTUC.

Os seus principais interesses são:

Física da Matéria Condensada

– Estudo de Funções de Green nos efeitos da desordem para partículas electrónicas com espectros de energia do tipo hiato e multi-hiato;

– Estudo de supercondutores de Alta Temperatura Crítica (supercondutores de onda-d);

– Estudo de propriedades ópticas não-lineares de materiais orgânicos;

– Propriedades electrónicas dos novos supercondutores de FeAs.

Física de Partículas.

9º Seminário | 22 de Junho | A protecção da informação sensível enquanto activo de negócio

 

 

 

 

Doutor Rui Biscaia | Critical Software S.A., Coimbra

 

Rui Melo Biscaia exerce as funções de Head of Marcom da Critical Software S.A., uma softwarehouse portuguesa que fornece soluções para suporte a sistemas críticos e cuja fiabilidade e performance sejam considerados factores críticos para um leque de clientes internacionais, líderes nos seus sectores de actividade. Rui Melo Biscaia nasceu em 1975 e possui uma licenciatura em Comunicação Social e Cultural e um MBA (Master in Business and Administration) da Universidade Católica Portuguesa além de uma pós-graduação em Marketing & Comunicação Empresarial pela Universidade Lusíada.

10º Seminário | 5 de Dezembro | O que é o Valor?

 

 

 

Doutor Manuel Teles Fernandes | Gestão Total ®, Samora Correia

 

Doutor Manuel Teles Fernandes, possui “Bachelor Degree in Management” (1999), e “MBA” em International Business and Administration (2003), ambos concedidos pela European University, Lisboa.

Atualmente desempenha distintas atividades, tais como:

– Consultor e formador nas áreas da: estratégia empresarial; inovação; Gestão pelo Valor (GV) com certificação em Animador (PVM) e Formador (TVM) pelo EGB; Total Quality Management (TQM); Gestão de Recursos Humanos (NP 4427 – SGRH);

– Pesquisador na área da Gestão pelo Valor (GV) e da inovação;

– Membro (vogal) da Comissão Técnica CT 149 para a Gestão pelo Valor, desde 2000;

– Membro (presidente) da Comissão Técnica CT 152 para a Gestão dos Recursos Humanos, desde 2002;

– Membro (vogal) da Comissão Técnica AD Hoc TCA25 para a Gestão da Formação, desde 2011;

– Delegado na TC 279 do CEN para “value management”, desde 2007;

– Delegado na TC 260 da ISO para a Gestão de Recursos Humanos, desde 2011.

Doutor Manuel, tem vindo a participar em diversas conferências nacionais e internacionais, de elevado renome na área de Economia, Estratégia de valor, Inovação. O seu interesse em investigação também originou publicação de 6 artigos internacionais, a publicação de um estudo e 2 livros, denominados de:

– MAP – Moving along Alignments and Paradoxes, author’s edition – GT-Transnational, Samora Correia, 2007.

Negócios Mutantes e Paradoxais – Gestão Total, Samora Correia, 2008.

11º Seminário | 20 de Dezembro | A Cortiça como Solução na Construção Sustentável

 

 

Engenheiro Hugo Borrego | Amorim Cork Composites – Construction Business Unit

 

Sr. José Andrade | Amorim Isolamentos

 

Tópicos do Seminário:

i) Cortiça

ii) Grupo Amorim

iii) Soluções AcoustiCORK

iv) Soluções Aglomerado Expandido de Cortiça