International Conference on Advanced Research in Virtual and Rapid Prototyping

Oradores Convidados 2013

1º Seminário 16 de Janeiro | Why Cartilage Engineering …?

Investigadora Ana Rita | Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto – IPL

2º Seminário | 23 de Janeiro | Algorítmo para identificação e seleção de caracóis por processamento de imagem

 

Investigador Miguel Belbut | Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto – IPL

Miguel Gaspar é licenciado em Física pela Universidade de Coimbra, e obteve em 2011 o grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica-Sistemas de Automação, pelo Instituto Politécnico de Leiria, com a tese “Sobre estratégias e métodos de otimização para pavimentar o interior de curvas planas fechadas através de trajectórias de traço contínuo”. Exerce desde 2008 a atividade de investigação no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto.

3º Seminário | 12 de Fevereiro | Recent developments in Polyurethane elastomers based on hard segments of variable crystallinity

 

Doutora Cristina Prisacariu | Institute of Macromulecular Chemistry “Petru Poni” Iasi

Doutora Cristina Prisacariu é membro de “Romanian Academy of Sciences do Institute of Macromolecular Chemistry”, na Roménia. Este Instituto é um dos mais relevantes na investigação dos Materiais Poliméricos. Doutora Cristina Prisacariu é investigadora na área dos poliuretanos e foi autora do livro “Polyurethane Elastomers: From morphology to mechanical Aspects”, publicado pela Springer em 2011. Também tem sido convidada para numerosas conferências internacionais, incluindo o mais recente convite na conferência “International Conference on Polymer Behaviour – Averio”, Outubro 2012. O seu trabalho de investigação têm-se focado na interconectividade entre a química dos poliuretanos, morfologia e propriedades mecânicas.

4º Seminário | 18 de Fevereiro | Design of Advanced Prostheses and 3D Multifunctional Scaffolds with Enhanced and Tailored Properties

 

Doutor Antonio Gloria | Institute of Composite and Biomedical Materials – National  Research Council of Italy, and Universidade de Nápoles “Federico II”,  Itália

Professor Antonio Gloria possui licenciatura em Engenharia de Materiais e Doutoramento em Química, Materiais e Engenharia de Produção, ambos os graus concedidos pela Universidade de Nápoles “Federico II”. O seu trabalho de investigação consiste no desenvolvimento de novos polímeros e compósitos para a regeneração e reconstrução de tecidos.

Professor Antonio, desde 2004 tem colaborado em cursos na área de “Biomateriais, Órgãos artificiais e próteses e Design de Biomateriais” e “Biomecânica”, ambos lecionados na Universidade de Nápoles “Federico II”.

Professor Antonio é também membro da European Society for Biomaterials (ESB), do Italian Society of Biomaterials (SIB), do American Chemical Society (ACS), e do American Nano Society.

Em 2011, tornou-se membro associado do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto e Professor Visitante do Mestrado em Engenharia da Conceção e Desenvolvimento de Produto, do Instituto Politécnico de Leiria.

Atualmente, é investigador no Institute of Composite and Biomedical Materials, National Research Council, Naples, Italy, e é Professor de “Biomaterials” e de “Artificial Organs and Prostheses”, na University of Catanzaro “Magna Graecia”, Italy, e na de University of Naples “Federico II”, Italy, respetivamente.

Professor Antonio é autor de artigos nacionais e internacionais, capítulos de livro, comunicações em conferências nacionais e internacionais e é também, revisor convidado de alguns international scientific journals. Professor Antonio é Editorial Board Member do “Advances in Biomechanics & Applications” (Techno Press) e do “Journal of Rehabilitation Robotics” (Synergy Publishers).

 

5º Seminário | 22 de Fevereiro | Arquitetura Cemiterial Portuguesa

 

Arquiteta Sofia Baptista | Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto – IPL

Sofia Baptista é mestre em Arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra desde Fevereiro de 2009, e inscrita na Ordem dos Arquitetos com o nº 19046. Exerceu Arquitetura na empresa Sravaiva & Associados desde então até iniciar a atividade de investigação no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto em Novembro de 2012.

6º Seminário | 25 de Fevereiro | Formula Student

 

Equipa Formula Student | Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto – IPL

A Formula Student é uma competição académica criada a partir da Formula SAE (criada nos EUA em 1981 pela SAE-Society of Automotive Engineers), sendo principalmente realizada em Inglaterra desde 1998. Esta competição académica tem como objectivo o projecto e concepção de um veículo monolugar. A filosofia principal desta competição académica é a de formar jovens engenheiros com elevado espírito empreendedor e inovador.

A equipa Formula IPLeiria, criada em 2006, desenvolveu um primeiro veículo que arrecadou importantes prémios nas provas de Inglaterra e Alemanha. No seguimento deste desafio, está montado o projecto para competir este ano com um novo veículo na famosa pista de Silverstone em Inglaterra. (mais info: www.formula.ipleiria.pt )

7º Seminário | 1 de Março | Moldação por injeção e comportamento dos produtos – quando e como fazer ensaios

 

Professor Catedrático Pouzada | Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho | Membro do Advisory Board do CDRSP

 

Professor Catedrático aposentado Pouzada, na área de projeto com plásticos do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho. Atualmente é investigador no IPC/I3N – Instituto de Polímeros e Compósitos e membro do Advisory Board do CDRSP.

Professor é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Luanda, Master of Science pela Loughborough University of Technology (Reino Unido), doutorado em Engenharia de Polímeros nessa Universidade e agregado pela Universidade do Minho.

Foi Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Diretor do Departamento de Engenharia de Polímeros e Diretor dos cursos de Mestrado em Engenharia de Polímeros e Projeto e Fabrico de Moldes.

É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros, Fellow do Instituto de Materiais (Reino Unido), senior member da Society of Plastics Engineers (Estados Unidos), e das associações científicas Polymer Processing Society e Sociedade Portuguesa de Materiais. Foi coordenador da rede europeia Plastics in Engineering (programa SOCRATES) e da rede de cooperação interuniversitária Europa-América Latina Plastinet (programa ALFA). Coordenou e participou em projetos europeus Leonardo da Vinci, e em projetos de I&D nacionais.

É autor de mais de 350 publicações, entre as quais mais de 90 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.

Professor Pouzada orientou e/ou co-orientou 21 estudantes de mestrado e 14 estudantes de doutoramento.

8º Seminário | 16 de Abril | Biomaterials for Neurosciences @ INEB

 

Ana Pêgo

Ana Paula Pêgo – Principal Investigator | Instituto de Engenharia Biomédica (INEB)

Ana Paula Pêgo got her Ph.D. in Polymer Chemistry and Biomaterials from the University of Twente, the Netherlands, in 2002. In 2003 she became a researcher at INEB where she is a Principal Investigator since 2012. She is the Co-Coordinator of the NEWTherapies Group and leader of the Biomaterials for Neurosciences team. By using nanomedicine strategies the Biomaterials for Neurosciences team aims at providing in situ and in a targeted manner the required signals to promote nervous tissue regeneration. The research on new biomaterials for application in neurosciences includes the development of new polymers for the design of alternative vectors to viruses for efficient gene/siRNA/ssDNA delivery and preparation of nerve grafts for spinal cord injury treatment. Societal and ethical issues that concern Regenerative Medicine and NanoMedicine are also a topic in which Ana Paula Pêgo is involved. She has been appointed the Scientific Director of the Bioimaging Centre for Biomaterials and Regenerative Therapies of INEB and she is an Invited Auxiliary Professor at the Faculty of Engineering of the University of Porto (FEUP) and Affiliated Professor at Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) of the University of Porto.

9º Seminário | 17 de Abril | Contribuições da neuroengenharia em aplicações à Epilepsia e ao Estudo do Tremor

 

 

FotoPaula

 

 

Doutora Paula Faria | Departamento de Matemática, ESTG – Instituto Politécnico de Leiria | Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto – IPL

 

Paula Faria é docente do Departamento de Matemática da ESTG desde 2001 e membro do CDRSP desde 2010, possui uma Licenciatura em Matemática (2001) e um Mestrado em Matemática Pura na área de Especialização em Análise Numérica e Matemática Computacional (2006), ambos na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 2009, concluiu o Doutoramento em Engenharia Biomédica e Biofísica, na Universidade de Lisboa, onde recorreu à modelação numérica para optimizar uma técnica de polarização neuronal transcraniana e cujos resultados permitiram uma aplicação clínica na epilepsia, estudo que valeu o 1º lugar no Prémio António Flores, da Sociedade Portuguesa de Neurologia em 2009. Desde o início de 2010, que é colaboradora no Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem, na Universidade de Coimbra onde desenvolve um projecto de investigação que utiliza as ferramentas da neuroengenharia no estudo das bases neurais do tremor parkinsónico.

10º Seminário | 3 de Maio | Educação e Formação para o Século XXI – “Aprendizagem através da Tecnologia”

 

AF

 

Doutor António Augusto Fernandes | Distance Learning Consulting

 

Doutorado (Ph.D.) em Ciências da Educação pelo Departamento de Didáctica, Organização Escolar e Didácticas Especiais da Faculdade de Educação da UNED de Madrid, com a Tese de Doutoramento “La Inteligencia Emocional y los Estilos de Aprendizaje: el Modelo SAFEM-D de eLearning y bLearning”, com o grau de Sobresaliente “CUM LAUDE” por Unanimidade (20 valores por unanimidade).

1º Prémio Extraordinário de Doutoramento da UNED – Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha).

CEO da DLC – Distance Learning Consulting.

Diretor Executivo do Instituto de Ensino e Formação a Distância da Universidade Católica Portuguesa de 2003 a 2007.

Professor – Coordenador da disciplina de Didáctica das Tecnologias da Informação e Comunicação e da disciplina de eLearning e Telemedicina, respectivamente, nos Mestrados de Informática Educacional da Faculdade de Educação e Psicologia, bem como no de Educação Médica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Professor no Curso de Dirección Financiera (CDF) da EBS – Extremadura Business School de Cáceres, Mérida e Badajoz, Espanha.

Professor nos cursos de verão da Universidad Internacional Menéndez Pelayo (Santander) e da UNED – Universidad Nacional de Educación a Distancia (Sanlúcar de Barrameda – Cádiz), na área da Informática Educacional e eLearning.

Professor Regente das Disciplinas: Biopsicosociologia da Pedagogia (Área da Saúde) e História da Pedagogia na Universidade Moderna, de 1996 a 2007.

Professor Coordenador do Instituto Superior de Gestão Bancária (Área das Ciências Sociais) de 1995 a 2002 e Consultor do Departamento Pedagógico nas áreas de Ensino a Distância e Avaliação do Instituto de Formação Bancária de 1988 a 2000.

Investigador do CEPCEP e consultor do Dislogo da Universidade Católica Portuguesa, na área do eLearning/Ensino a Distância.

Coordenador Pedagógico do estudo o “e” que aprende da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, onde colaboraram IBM, SAP, Microsoft, Nova Base, Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Minho, Universidade de Évora, PT, CGD, RTF, DLC, CNED, CML e CTT (2003 a 2006)

Autor do Modelo Pedagógico SAFEM-D e da Plataforma de eLearning NetForma Da Vinci Web 2.0 – 3.0.

Co-autor do livro “Estudo sobre a Evolução do eLearning em Portugal” INOFOR (IQF), coordenado pelo Eng. Roberto Carneiro.

Autor de inúmeros artigos científicos na área do eLearning/bLearning.

Autor de inúmeros projectos de eLearning/bLearning para empresas e universidades.

11º Seminário | 12 de Junho | Engenharia em Português: interessante em tempos de crise? Há futuro?

 

 

Rodolfo Martins

 

 

Eng.º Rodolfo Martins | Evoleo Technologies, Lda

 

Rodolfo Martins exerce as funções de Diretor Geral da Evoleo Technologies, uma PME que tem a seu cargo uma equipa de engenharia multidisciplinar, investindo nas competências relacionadas com o desenho sistemas eletrónicos críticos e complexos, abrangendo cinco áreas de atividade: Espaço, Energia, Indústria, Transportes e Saúde. A Evoleo procura e promove parcerias e networking com os centros de conhecimento e players da Indústria, em consonância com sua missão de fornecer soluções de engenharia electrónica high-end e diferenciadas, procurando a melhoria contínua, flexibilidade, qualidade e inovação orientada para o cliente.

Foi responsável pela cooperação na execução de projetos de engenharia para aplicações espaciais (Projeto AEEF-TDP8 In-flight data analysis preparation – Alphasat Environment Effects Facility, Projeto AEEF-TDP8 (CTTB e MFS) – Alphasat Environment Effects Facility, Projeto MFS) e desenvolvimento de eletrónica para aplicações espaciais, tendo também colaborado no desenvolvimento de equipamentos de voo para a Agência Espacial Europeia (Projeto PIPS – equipamento de monitorização de radiação cósmica, Projeto CTTB – sistema de teste de componentes eletrónicos em ambientes sujeitos a radiação cósmica, Projecto EuTEMP – sistema autónomo de aquisição de temperaturas para a Estação Espacial Internacional).

 

 

12º Seminário | 10 de Julho | Bioengineering strategies to modulate stem cell differentiation and improve cell engraftment

 

 

Dr LF

 

 

Doutor Lino Ferreira | Biocant

 

Lino Ferreira holds a Ph.D. in Biotechnology (2003) from the University of Coimbra (Portugal). He did postdoctoral work at MIT (USA) in the laboratory of Professor Robert Langer in the areas of human embryonic stem cells, micro- and nanotechnologies. He joined the Center of Neurosciences and Cell Biology (CNC, University of Coimbra) and Biocant (Innovation Center, Portugal) in October 2007. He has published more than 60 peer reviewed papers and has 14 issued or pending patents– 7 of which have been licensed to companies in the biomedical industry. He is the director of the Biomaterials and Stem Cell-Based Therapeutics research group and the CNC coordinator of the MIT-Portugal Program. In 2012 he was awarded with a prestigious European Research Council starting grant. The research group aims at generating fundamental and translational knowledge in the intersection of biomaterials with stem cells.

 

Presentation: In the first part of my talk, I will cover our recent work in the use of nanomaterials to modulate cells, in particular stem cells. Although initial studies in the area of intracellular drug delivery have been performed in the delivery of DNA, there is an increasing interest in the use of other molecules to modulate cell activity, either in exogenous or endogenous cells. During my presentation I will give some examples of nanomaterials that can be used to manipulate stem cell differentiation either in vitro or in vivo, and to improve cell survival. In the second part of my talk, I will present recent results about the use of stem cells to generate vascular models for toxicity and drug screening analyses.

 

References:

Kraehenbuehl, TP, Langer, R*, Ferreira, LS*. “Biomaterials for the self-renewal and differentiation of human pluripotent stem cells”. Nature Methods 2011, 8(9), 731-736.

Maia, J, Santos, T, Aday, S, Agasse, F, Cortes, L, Malva, JO, Bernardino, L*, Ferreira, L*. “Controlling the neuronal differentiation of stem cells by the intracellular delivery of retinoic acid-loaded nanoparticles”. ACS Nano 2011, 5(1), 97-106.

Santos, T, Ferreira, R, Maia, J, Agasse, F, Xapelli, S, Cortes, L, Bragança, J, Malva, JO, Ferreira, L*, Bernardino, L*. “Polymeric nanoparticles to control the differentiation of neural stem cells in the subventricular zone of the brain”. ACS Nano 2012, 6(12), 10463-10474. *Authors contributed equally.

Gomes, RSM, Neves, R, Cochlin, L, Lima, AF, Carvalho, R, Korpisalo, P, Dragneva, G, Turunen, M, Liimatainen, T, Clarke, K, Yla-Herttuala, S, Carr, CA, Ferreira, L. “Nanoparticles for simultaneous cell tracking and pro-survival/angiogenic miRNA delivery in an ischemic animal model”. ACS Nano 2013, 7(4), 3362-3372. 

13º Seminário | 12 de Julho | Transferência de Conhecimento – Empreendedorismo ponte de Centros de Investigação com Empresas

Doutor João Matias | CSIS – Consultores de Gestão, Lda.

 

Doutor João Matias, licenciado em Gestão de Empresas e possui Doutoramento em Economia e Gestão, concedido pela Universidade de La Rioja.

Actualmente participa como dirigente em múltiplas acções associativas:

– Director Regional da Região Centro da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários;

– Membro da equipa das novas gerações da Governadoria do Distrito 1970;

– Membro da Comissão Instaladora da INOVREGIO, associação responsável pela implementação do BIC na região do Ribatejo e Oeste;

– Director da ADIC – Associação para o Desenvolvimento de Competências de Gestão.